top of page
Buscar
  • Márcia Doring

O BIM é realmente necessário as organizações?


Eu vejo que a comunidade envolvida com o BIM não para de crescer, sempre criando várias alternativas, novas tecnologias, novos acrônimos, a sopa de letrinhas aumenta absurdamente. Processos são modificados e criados a todo instante, mas existe realmente a demanda para isso tudo?


Tudo isso tem sido bem feito Estamos conseguindo implantar toda essa tecnologia de forma sustentável? Quais os benefícios que vem trazendo para as organizações? Como esse benefício tem sido percebido?


Eu observo que os profissionais não envolvidos diretamente com o BIM percebem o processo como alguma coisa muito complexa, o que causa naturalmente um afastamento.


Implantar o BIM é muito mais do que comprar computadores, licenciar softwares e contratar "modeladores". Implica em mudar a mentalidade das empresas e alterar a forma de trabalho, o comportamento e a tal da cultura.


Temos conseguido impactar de forma que haja a percepção que essa mudança seja realmente necessária?


Sou testemunha de que os benefícios do BIM são objetos de desejo das organizações, mas o caminho e o preço a pagar ainda não se justifica para grande parte delas.


Quais simplificações e adaptações temos feito para facilitar que a cultura do BIM seja melhor compreendida?


Penso que falta uma ação mais efetiva nesse sentido, se ficarmos apenas dizendo que é inexorável vamos cada vez mais falar apenas para a comunidade envolvida com o BIM e não vamos atingir quem de fato consumiria o processo, afastando e excluindo quem poderia ajudar e disseminar os processos pelas organizações.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page